Revista Educação Continuada
http://www.educont.periodikos.com.br/instructions
Revista Educação Continuada

Instruções e Políticas

Normas para Submissão

 

Processo e diretrizes de avaliação e submissão dos trabalhos

Todas as submissões são realizadas por e-mail (periodicos@facmp.edu.br) e devem seguir estritamente às normas estabelecidas no documento referente ao nosso sistema de submissão (link no final desta página). A revista Educação Continuada propõe 6 (seis) tipos de trabalhos ao autores:

  • Artigos: Compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original;
  • Comunicações: Seção que aborda trabalhos apresentados em eventos, mas com caráter científico, e que foram publicados unicamente em forma de resumo, possibilitando a extensão do texto pela complexidade dos estudos efetuados;
  • Relato de experiências: seção que compreende comunicações e descrições de atividades realizadas no campo educacional;
  • Pesquisas: Aborda trabalhos que são originados a partir de um estudo também científico que engloba textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas ou em desenvolvimento;
  • Ensaios: Destina-se a um texto argumentativo, que pode ser a apresentação de um estudo ou o desenvolvimento de um tema no campo educacional;
  • Resenhas: Compreende análises críticas de obras publicadas, filmes e vídeos, bem como matérias relativas a redes e bancos de dados informatizados (até duas mil palavras).

Após a confirmação de envio contendo o texto do autor, a editoria da revista verifica se o texto está em conformidade com as normas e padrões exigidos pela revista (sistema de submissão). A partir daí indica-se dois pareceristas, estes que são professores ou pesquisadores especializados no tema ou proposta específica do texto submetido, para revisá-lo. A revista Educação Continuada utiliza um sistema de avaliação por pares, ou seja, todos os textos são avaliados por pelo menos dois avaliadores. Também utiliza softwares de detecção de plágio e caso seja detectado qualquer inconsistência, o texto será reprovado e informado imediatamente ao autor.

A avaliação dos parecerista deve cumprir as seguintes normas:

  • A contribuição deve ser original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se comunicar a editoria;
  • O arquivo da submissão está em formato de acordo com o template disponibilizado no sistema de submissão (link no final desta página);
  • O autor principal deverá cumprir as normas mínimas de estrutura textual e preencher a Declaração de Originalidade, disponíveis no template;

Após a avaliação, a editoria deve retornar ao autor para possíveis alterações ou correções, caso os pareceristas julguem necessário, ou mesmo para comunicar o resultado final da avaliação. Em virtude da revista Educação Continuada ter uma periodicidade de fluxo contínuo, confirmado a aprovação, a editoria reserva-se no direito de publicar o trabalho on-line em edição/volume único e anual no tempo e modos próprios, conforme suas demandas, necessidades e acordos com autores e demais partes envolvidas.

 

Política de Acesso Livre

A revista Educação Continuada oferece acesso livre a todo seu conteúdo, seguindo a ideia de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Sobre as questões de propriedade intelectual, adota-se aqui a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante. Para saber mais sobre esta política, acesse o seguinte link: https://br.creativecommons.org/

 

cc commons
CEQ Educacional | Faculdade Marinho Paulista (FAMP)
R. Airi, 20 • Vila Gomes Cardim (Tatuapé) • CEP: 03310-010 • São Paulo-SP • Telefones: 11 2546-7326 • 11 2841-2411
Texto alternativo para a imagem.

 

 

Educação Continuada

Share this page
Page Sections