A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DE EDUCANDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tânia Cristina Viana Lemos
Resumo
A Literatura Infantil pode ajudar bastante no desenvolvimento intelectual e integral das crianças. A criação de mundos imaginários e a busca pelo crescimento cognitivo diante de uma educação emancipadora podem ajudar as crianças na concentração e na compreensão do mundo. Olhando desse ângulo, o objetivo geral deste trabalho é apresentar a importância que tem a Literatura Infantil para as crianças. Já os objetivos específicos são: defender o caráter emancipador e construtivista que tem a Literatura Infantil na formação integral das crianças; apresentar os principais escritores brasileiros da literatura infantil. A verdade é que o mundo imaginário atrai os olhares das crianças e trazem encantamentos capazes de fazer da sala de aula um lugar de construção da personalidade de cada escolar. É assim que se desenvolve esta produção, advogando sobre o poder da Literatura Infantil na escola, fazendo da aula um meio de construção de personalidade e de autonomia. Alguns autores são evidenciados ao longo da leitura. Eles são significativos na contribuição do universo literário brasileiro, justamente por isso são enfatizados e biograficamente discutidos.
Palavras-chave
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosura e Bobices. Edit. Scipione 2º Ed. São Paulo 1991.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Cultrix, 1977.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. Trad. Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Ática, 1987.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Trad. De Arlene Caetano. 19. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
BRASIL. Ministério da educação e do desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto; Secretaria de Educação Fundamental. Conhecimento de Mundo - Referencial curricular nacional para a educação infantil. V. III. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
CORSINO, Patrícia. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. In: BRASIL. Ministério da educação e do desporto. Coleção Explorando o Ensino; v. 20 Literatura: ensino fundamental. Brasília, DF, 2010. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990.
COSTA, Maria da Piedade Resende da. Alfabetização para deficientes mentais. São Paulo: EDICON, 1989.
GARCIA, Cássia Leslie. De olho no futuro: Português. 1º grau/ Garcia, Cavequia, Almeida. São Paulo: Quinteto Editorial, 1998.
LÔBO, Yolanda Lima. Cecília Benevides de Carvalho Meireles. In: FÁVARO, Maria de Lourdes; BRITTO, Jader de Medeiros. Dicionário de Educadores no Brasil. Rio de janeiro: UFRJ, 2002.
MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. A inclusão do portador da síndrome de Down: o que pensam os educadores? Rio Grande do Norte: EDUFRN, 2002.
MEIRELES, Cecília. O livro da solidão. In: Projeto Releituras. Disponível em: <http://www.releituras.com/cmeireles_menu.asp>. Acesso em: 26 de jan. 2021.
MEIRELLES, Cecília. Problemas da literatura infantil. São Paulo: Summus, 1979.
SILVA, Aline Luiza da. Trajetória da literatura infantil: da origem histórica e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na atualidade. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM. v. 2 - n. 2 - jul/dez – 2009.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
YUNES, Eliana; PONDÉ. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1988.