Revista Educação Continuada
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Artigo Científico

O LÚDICO NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Alexsandra Ricz de Melo Souza

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Resumo

Nossa pesquisa consisti em avaliar a prática docente relacionada a cultura inclusiva, aqui trataremos das ações didáticas nas instituições públicas de ensino que tenham crianças com deficiência intelectual. Pesquisaremos acerca de como as leis contribuem para estas ações e como é o método formativo dos professores que atuam no atendimento educacional especializado. Atrelado a estes dois aspectos, propomos compreender as dificuldades de aprendizagem destas pessoas e constatar a importância do lúdico para o construto didático. Assim percebemos a necessidade desta pesquisa devido ser importante a presença de ações brincantes na rotina pedagógica, especialmente em relação ao atendimento da proposta inclusiva, na significação de abarcar suas contribuições em favor a construção de novos conhecimentos. Deste modo a escola dispõe em educar com caráter democrático, no entendimento de que deve formar estudantes livres, que vivem, distinguindo as diferenças com valorização. O modo dinâmico dos procedimentos e métodos a partir dos jogos e brincadeiras, configuram contextos cheios de possibilidades e estratégias para a aprendizagem sem erro e também a devida inclusão escolar e social das pessoas com deficiências.

Palavras-chave

Jogos Educativos. Deficiência Intelectual. Inclusão Escolar e Social

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Submetido em:
01/07/2021

Revisado em:
09/07/2021

Aceito em:
28/07/2021

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