Revista Educação Continuada
http://www.educont.periodikos.com.br/article/6109d4bea953955d760b98e7
Revista Educação Continuada
Artigo Científico

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Tânia Cristina Viana Lemos

Downloads: 0
Views: 113

Resumo

Este trabalho tem como intuito apresentar o processo educacional de Jovens e Adultos e toda sua contribuição para o sistema educacional brasileiro. Foi discutido o desenvolvimento da EJA para o advento do letramento de cidadãos Jovens e Adultos no tocante à progressão no nível de etapa durante o processo de ensino-aprendizagem e todo o andamento pedagógico em sala de aula. Investigações acadêmicas têm reiteradamente trazido à baila os distanciamentos entre as práticas pedagógicas utilizadas em escolas e a progressiva mudança de série. Em nosso olhar, e partindo do pressuposto que o desenvolvimento da aprendizagem depende também das atividades de ensino em sala de aula, os saberes implicam invisibilização dos alunos, as posturas e as falhas no processo de ensino-aprendizagem que contribuem mais para a continuidade do atraso no rendimento escolar e menos para o êxito educacional. Os objetivos específicos foram: analisar o nível indicativo de ensino de jovens e adultos; identificar as dificuldades em comum dos alunos da EJA; detectar os fatores que contribuem para as dificuldades de aprendizagem na EJA e propor estratégias que podem ajudar no avanço do ensino. Partindo desse entendimento, procura-se, neste texto, refletir sobre a urgência de melhores práticas pedagógicas como condição indispensável à formação de sujeitos letrados na EJA.

Palavras-chave

Contribuição; Importância; Igualitária; Ensino; EJA.

Referências

ALDRIGUE, Ana Cristina de Sousa; FARIA, Evangelina Maria de Brito (Orgs.) v.3. Linguagens: usos e reflexos. João Pessoa: Editora da UFPB, 2009.

BARROS, L.; PEREIRA, A.; GOES, A. Educar com sucesso – Manual para técnicos e pais. 2ed. Lisboa: Texto Editora, 2008.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional–LEI nº 9394 de 1996. MEC, 1996.

BRASIL. MEC/ Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB n.11 de autoria do Professor Carlos Roberto Jamil Cury, aprovado em 10 de maio de 2000, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC/CEB, 2000.

CAGLIARI, L. C. A respeito de alguns fatos do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita pelas crianças na alfabetização. In: ROJO, R. (Org.). Alfabetização e letramento perspectivas linguísticas. Campinas: Mercado das Letras, 1998. p. 61-86.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30 ed. São Paulo, Paz e Terra, 2014.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José. (org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo. Editora Cortez, 2011.

GASPARIAN, Maria Cecília Castro. Contribuições do modelo relacional sistêmico para a psicopedagogia institucional. São Paulo: Lemos Editorial, 1997.

KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via. Litterarum, 2010

KLEIN, Lígia Regina. Alfabetização de Jovens e Adultos: questões e propostas para a prática pedagógica na perspectiva histórica. Brasília: Universa, 2003.

 PICOLLI, Luciana; CAMINI, Patrícia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Porto Alegre: Edelbra, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

VYGOSTSKY, L.S.A. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.


Submetido em:
26/07/2021

Revisado em:
27/07/2021

Aceito em:
28/07/2021

6109d4bea953955d760b98e7 educont Articles
Links & Downloads

Educação Continuada

Share this page
Page Sections