Revista Educação Continuada
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Artigo Científico

A Psicopedagogia como Instrumento de Ensino-Aprendizagem e Inclusão Escolar

Tânia Cristina Viana Lemos

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Resumo

Na sociedade contemporânea, as condições de inclusão nas unidades de ensino continuam sendo desafio para os professores. Muito ainda se pensa de como a escola pode contribuir intensivamente com a otimização da aprendizagem, eliminando os obstáculos que podem atrapalhá-la. Nesse contexto, a psicopedagogia pode oferecer ao professor conhecimento de como funciona a aquisição no processo de aprendizagem. O processo de aquisição nessa parte de funcionamento é um objeto de estudo que pode servir de análise para os docentes preocupados com os fatores que podem ser motivos do fracasso da aprendizagem, ou da aquisição de conteúdo. Assim, se pode falar em inclusão na escola, pois possibilitar a aprendizagem considerando os fatores que a dificultam é uma forma de incluir pedagogicamente. Este trabalho tem como objetivo geral discorrer sobre a psicopedagogia como ferramenta para otimização da aprendizagem diante das necessidades de inclusão na escola. Como objetivos específicos se têm: apresentar a psicopedagogia como instrumento de focalização sobre a aprendizagem; mostrar a psicopedagogia diante dos segmentos de aquisição e práticas pedagógicas; apresentar a psicopedagogia no contexto da inclusão social instituída na escola. Esta é uma pesquisa bibliográfica. embasado em leitura de estudiosos como: Cosenza e Guerra (2011); Barbosa, (2001); e Tokuhama-Espinosa (2008), entre outros teóricos. Diante das discussões desenvolvidas, é possível compreender a psicopedagogia como instrumento de inclusão ao passo que atua com a finalidade de vencer nos educandos os problemas que impedem a aprendizagem, reconhecendo-os e intervindo sobre estes.

Palavras-chave

Aprendizagem; Ensino; Inclusão; Processo; Psicopedagogia.

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Submetido em:
23/06/2021

Revisado em:
25/06/2021

Aceito em:
28/06/2021

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