Revista Educação Continuada
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Ensaio

A Pedagogia Tecnicista da “Era Militar”

Clarice Ada Fernanda Di Nardi

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Resumo

Arte, originária do latim que significa técnica, habilidade. Ligada às manifestações humanas de cunho estético ou comunicativo, refletindo traços da personalidade dentre outros sentimentos característicos do ser humano. Através da arte o indivíduo revela sua capacidade de criar e recriar, interpretar, manifestar sua visão de mundo, seu senso crítico, seu temperamento, seus valores e crenças, bem como sua habilidade técnica e criativa. Para Rubem Alves a arte é “a objetivação do espírito: uma ideia na cabeça que se torna um objeto”; e a inteligência “é a realidade virtual do objeto que se deseja construir”. “O pensamento só entra em ação quando provocado pelo desejo; é a ponte que se constrói entre o desejo e a coisa desejada. Criar, recriar faz parte de uma necessidade do homem sobre um determinado objeto”. Para ele a inteligência surgiu porque nosso corpo é incompetente. A flecha, a faca o machado, o pilão, a máquina, tudo isso são invenções próprias do homem para garantir sua sobrevivência. E educação “mexe com a cabeça”. É a “dança das ideias”, e o “corpo aprende coisas que estão ligadas a seu meio ambiente; com a sua cultura”. Desde a antiguidade, os povos já passavam seus ensinamentos às gerações mais novas de modo informal, objetivando garantir sua sobrevivência. Crianças e jovens, através de um processo de observação, imitação e participação, aprendiam polir granitos e fabricar instrumentos necessários à caça, ao trato dos animais, à obtenção de madeira para a fogueira e até mesmo à execução de cirurgias. Muito precocemente já fabricavam, com os adultos, os utensílios ou objetos domésticos e enfeites utilizados nos funerais e nas cerimônias religiosas.

Palavras-chave

Educação tecnicista; Era militar; Arte; Educação.

Referências

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Submetido em:
25/06/2021

Revisado em:
28/06/2021

Aceito em:
29/06/2021

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