Revista Educação Continuada
http://www.educont.periodikos.com.br/article/60be9f09a9539544800bf062
Revista Educação Continuada
Artigo Científico

Alfabetização e Leitura

Clarice Ada Fernanda Di Nardi

Downloads: 0
Views: 120

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo analisar a necessidade de se ter o profissional psicopedagogo para contribuir na formação da criança no desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social. A pergunta geradora dessa pesquisa foi: O profissional psicopedagogo é importante para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com dificuldades de aprendizagem? Para responder essa questão foi realizada uma revisão bibliográfica necessária ao embasamento teórico do estudo. O desenvolvimento contém o breve histórico da psicopedagogia, salienta sobre a alfabetização e leitura quais as dificuldades e os desafios que são encontrados na sala de aula, alfabetização e sociedade buscas de novos caminhos, o direito e a educação, intervenções psicopedagógicas na escola e a aprendizagem e o psicopedagogo e considerações. Buscamos estabelecer relações com as teorias subjacentes aprendidas no curso de psicopedagogia e pedagogia para contribuir no processo de ensino para o aprendente que possui dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave

psicopedagogo; desenvolvimento; dificuldade de aprendizagem.

Referências

BLANCO, Leila de Macedo Varela; Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

brasil, PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CONTINUADO: Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Alfabetização / Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília: A Secretaria, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/guia_for_2.pdf. Acesso em: 14/09/2011 às 13h30.

BRASIL, Constituição (1998). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: DF, Senado, 1988.

______, Lei das diretrizes e bases da educação nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro 1996.

CURRY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

FERREIRO, Emilia- Alfabetização em Processo - Editora Cortez - 15ª Edição – ano 2004.

FERREIRO, Emilia; Alfabetização em processo. São Paulo: Ed. Cortez, 1985.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler - em três artigos que se completam. São Paulo:  Cortez Editora & Autores Associados, 1991 (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v 4)

FRIEDMANN, Adriana, Brincar: crescer e aprender, O resgate do jogo infantil, Ed. Moderna, São Paulo, 1996

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática 1. ed. Porto Alegre :Artes Médicas, 1995.

GURGEL, Thaís. Agrupamentos produtivos. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0204/aberto/mt_245104.shtml. Acesso em: 19/05/2008 às 00h10.

HOFFMANN, Jussara. Aprender a Ler ou a Gostar de Ler? 2009. Disponível em:
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_31665/artigo_sobre_rela%C3%87%C3%83o_entre_leitura_e_alfabetiza%C3%87%C3%83o - Acesso em: 12 de set de 2011- as 16h00min.

http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_8781/artigo_sobre_o_problema_da_alfabetizacao.  Acesso em: 14/09/2001 às 13h45min. (EspaçoReservado1)

LIMA, Elvira Souza. Indagações sobre o Currículo: Currículo e desenvolvimento humano. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

MARMELSTEIN, George. Curso de Direitos Fundamentais. São Paulo: Atlas, 2008.

MENDONÇA, Onaide Schwartz; MENDONÇA, Olympio Correa de. Psicogênese da Língua Escrita: contribuições, equívocos e consequências para a alfabetização. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Pró-Reitoria de Graduação. Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. v. 2. p. 36-57. (D16 - Conteúdo e Didática de Alfabetização). Disponível em: <http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40138>

MENDES, Gilmar; COELHO, Martins Inocêncio; GONET, Paulo Gustavo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva,  2007.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Indagações sobre o Currículo: Currículo, Conhecimento e Cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

OLIVEIRA, Maria Alexandre de. Dinâmicas em Literatura Infantil, p.9, 1988, Ed. Paulinas

PEIRCE, Charles Sanders. Terceiridade degenerada, In Conferências sobre o Pragmatismo. 1. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (col. Os Pensadores).

PERES, Maria Regina. Psicopedagogia: aspectos históricos e desafios atuais. In: Revista de educação. PUC-Campinas, v.3, n.5, p. 41-45, novembro 1998.

PERRENOUD, Philppe. Pedagogia diferenciada: das intenções às ações. Porto Alegre: Artemed, 2000.

RUBINSTEIN, Edith. Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. 1 ed. São Paulo: Casa da Editora, 2001. SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia

SANDRONI, Laura C. e, MACHADO, Luiz Raul. A criança e o Livro. 1987 p.11 2ª edição.

SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e realidade escolar: o problema escolar e de aprendizagem. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

SERRA, Dayse.Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional.Curitiba, IESDE, 2004.

SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica 2004.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: 9ª edição, Ed. Cortez, 2010.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Trabalhos da VII Jornada Multidisciplinar Humanidades em comunicação. Bauru, 2005. Disponível em <http://www.faac.unesp.br/eventos/jornada2005>>. Acesso em: 22/03/2009 às 17:00h.

UOL. Técnicas Psicoterapêuticas. Disponível em: <http://tecnicaspsicoterapeuticas.vilabol.uol.com.br/semiologia.html>.  Acesso em: 31/03/2009 ás 16:20h.

VIGOTSKY, Lev. A formação social da mente. 6. ed. Martins Fontes, 1998.

VIGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagens. 1. ed. Martins Fontes, 1996.

VISCA, Jorge. Clínica Psicopedagógica: Epistemologia Convergente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

WEISZ, Telma. A culpa pelo fracasso não é do aluno. Revista Nova Escola. São Paulo, pp. 1-5, fev. 2000.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo, Ática, 2002


Submetido em:
21/06/2021

Revisado em:
25/06/2021

Aceito em:
28/06/2021

60be9f09a9539544800bf062 educont Articles
Links & Downloads

Educação Continuada

Share this page
Page Sections