Revista Educação Continuada
http://www.educont.periodikos.com.br/article/60a41128a95395217c022b13
Revista Educação Continuada
Ensaio

A FOTOGRAFIA COMO ARTE BRASILEIRA

Cicera Gutierrez Figueiredo

Downloads: 1
Views: 254

Resumo

Conceitualização sobre artes visuais, mostrando então a descoberta isolada da fotografia em 1833 e a chegada ao Brasil em 1840. Discutiu sobre a fotografia e a imagem como recursos na educação, além de contar uma breve história sobre o Museu de artes de São Paulo. Objetivou-se mostrar a história e a evolução da fotografia desde o seu início com a descoberta isolada e chegada da França trazida por Abade Louis Compte. Pretendeu-se ainda apresentar sua utilização como fonte de informação e conhecimento através da imprensa com a fotografia jornalística, a utilização na publicidade para seduzir o leitor, e a entrada nos museus de artes. Apresentar-se-á a fotografia como fonte de registro de nossa história mostrando que através do ato de fotografar (registro fotográfico) proporcionamos comunicação, revelando milhares de possibilidades de interpretações, mesmo sendo sobre um momento congelado e guardado para todo o sempre. Destacar a fotografia como uma das responsáveis por apresentar ao mundo, a humanidade e o próprio mundo, e transformou em foto, a criatividade e a audácia de artistas, em verdadeiras obras de artes, retratando assim toda a nossa história.

Palavras-chave

arte; educação; fotografia.

Referências

ANDRADE, Rosane. Fotografia e Antropologia: olhares fora dentro. São Paulo: Estação Liberdade; EDUC, 2002.

ASENCIO, M. e POL, E. Aprender en el museu. In: Íber – Didática de las Ciências Sociales, Geografia e História. n. 36, Ano IX. Barcelona: Ed. Graao, 2003.

BARBOSA, Ana M. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

BARRADAS, José. Fotografia total. Disponível em: http://fotografiatotal.com/as-primeiras-fotografias-da-historia. Acesso em 18 jan. 2018.

BERGER, J.; ALVES, A. Modos de ver. Barcelona, Gustavo Gili, 2005.

BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2005;

BLOCH, Marc L. B. Apologia da história, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

BRASIL. RCNEI. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. v. 1, 2, 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/ SEF, 1997.

CIACARELI, N. A fotografia na sala de aula, a problemática da fonte imagética. da efemeridade ao trabalho com a sensibilidade do olhar. III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina – PR. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais2011/trabalhos/pdf/NISLEY%20CIACARELI%201.pdf. Acesso em 22 jan. 2018.

CORBIN, Alain. O segredo do indivíduo. In: PERROT, Michelle (Org.). História da vida privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. v. 4. p. 425.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FELIZARDO, Adair; SAMAIN, Etienne. A fotografia como objeto e recurso de memória. In Discursos fotográficos. Londrina, v. 3, n. 3, 2007.

FUSARI, Maria Felismina Rezende e FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008.

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. v. 8. Niterói: Niterói livros, 2006.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das letras, 2009.

MATISSE, H. Com olhos de criança. In: Revista Arte em São Paulo. São Paulo, 1983.

MAUAD, Ana Maria. Poses e flagrantes. Ensaios sobre história e fotografia. RJ/Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2008.

MELO, Rogério Barata. A importância da brincadeira como recurso de aprendizagem. 2016. Disponível em: http://www.faedf.edu.br/faedf/Revista/AR01.pdf. Acesso em 18 nov. 2016.

MELO, Rogério Barata. A arte do brincar: metodologias para a arte educação. Maiêutica. Ano 1, n. 1, Janeiro 2013.

MENESES, Ulpiano T. B. Rumo a uma “História Visual”. IN: MARTINS, José S; ECKERT, Cornelia; NOVAES, Sylvia C. (Orgs.). O imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru: Edusc, 2006, p. 33-56.

OSINSKI, Dulce R. B. Arte, história e ensino: uma trajetória. São Paulo, Cortez, 2002. (Coleção questões da nossa época; v. 79).

PALMA, Daniela. Do registro à sedução: os primeiros tempos da fotografia na publicidade brasileira. Histórica Revista Eletrônica do Arquivo do Estado, n. 01, abr. 2005.

PONTE, C. Para entender as notícias: linhas de análise do discurso jornalístico. Florianópolis: Insular, 2005.

PROENÇA, Caio C. Fotojornalismo de Ricardo Chaves e Olívio Lamas em Veja: Imagens do caso do sequestro clandestino dos uruguaios em Porto Alegre (1978-1980). PUC-RGS, 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/viewFile/20742/13006. Acesso em 18 jan. 2018.

REVERBEL, O. Um caminho do teatro na escola. São Paulo: Scipione, 2007.

ROSSI, Maria Helena W. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2009. (Coleção Educação e Arte, v. 2).

ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.

SAMAIN, Etienne (org.). O fotográfico. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2005.

SEVERINO, Antonio J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SCHULTZE, Ana M. Possibilidades de leitura da imagem fotográfica na escola fundamental. In: Anais... Seminário Internacional de Educação, v. 1. Cianorte, PR, 2001.

SOUSA, Jorge P. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Florianópolis/SC: Letras Contemporâneas, 2004.

VALVERDE, Monclar. Estética da comunicação. Salvador, Quarteto. 2007.


Submetido em:
14/05/2021

Revisado em:
17/05/2021

Aceito em:
18/05/2021

60a41128a95395217c022b13 educont Articles
Links & Downloads

Educação Continuada

Share this page
Page Sections