Revista Educação Continuada
http://www.educont.periodikos.com.br/article/609c20f2a9539537534682d9
Revista Educação Continuada
Artigo Científico

JOGOS DENTRO DA ESCOLA

Diana Macedo da Silva

Downloads: 1
Views: 182

Resumo

Falar de jogos é falar da própria história da humanidade, pois no decorrer do tempo, foram construídas muitas e diferentes formas de jogar, servindo para os mais novos se incluírem nos grupos e para os mais velhos se distraírem. Hoje a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, garante um direito inalienável, assim a crianças terá a diversão e a aprendizagem juntas de maneira lúdica e prazerosa. A Psicologia do Desenvolvimento também ressalta a importância do acesso pelas crianças aos jogos, tendo em vista o desenvolvimento global do aluno e condições favoráveis de desenvolvimento intelectual. Os jogos dentro das unidades escolares, estão diretamente ligados ao pleno desenvolvimento humano. Desta forma, o desenvolvimento de cada pessoa, é composto por três características de jogos: os jogos simbólicos, a criança consegue descobre-se e consegue enxergar o mundo, através da fantasia, faz de conta e se inserindo em histórias; os jogos de exercício, as aprendizagens acontecem pelas repetições dos primeiros hábitos e os jogos de regras, onde o desafio é superar a si e ao outro, ocorrendo a troca entre os pares e o como fazer sempre igual, o aluno precisa se apropriar das regras e encontrar caminhos para vencer o jogo. Esses três tipos de jogos nos acompanham em toda nossa vida, fazem parte de nós, da nossa história e do mundo. Portanto, os jogos precisam estar no contexto educacional de nossos alunos, dando oportunidade de as crianças aprenderem de maneira mais prazerosa, produtiva e significativa. O contato com os jogos deve permear novos saberes significativos, chegando mais próximo ao mundo infantil e estimulando a formação global do educando, de maneira lúdica.

Palavras-chave

jogos; criança; aprendizagem.

Referências

ACHATT, Sati. Teatrinho de Sombras – Criando com as Mãos um Mundo de História e Fantasia. Ed. Nova Alexandria.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretária de Educação Fundamental. Brasília. MEC, 1998.

CLARO, Janaina Senhorini. Os Jogos e a Resolução de Problemas como estratégias para o ensino

da Geometria e Operações Matemáticas para o 6º ano. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor: Produções Didático-Pedagógicas. Cadernos PDE, Vol II.,   Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2014 (ISBN 978-85-8015-079-7). Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_mat_pdp_janaina_senhorini_claro.pdf> Acessado em 12/05/2021.

D’AMBROSIO, B. S. "Como ensinar matemática hoje." Temas e debates 2.2 (1989): 15-19.

EDWARDS, Carolyn& GANDINI, Lelle. As Cem Linguagens da Criança. Ed. Artmed.

ENDE, Michel. O Teatro de Sombras de Ofélia. Ed. Ática.

ESCOLA ALETHEA/ Buenos Aires. La otra cara de La luz. In: Comunicarnos. Dez/2007.

EVANS, David& WILLIANS, Claudete. Cor e Luz. In: Coleção Vamos Explorar Ciências. Ed.Ática, 1995.

HUBNER, Luciana. A criança e os conhecimentos sobre a natureza e a sociedade. Revista Avisa Lá, nú-mero  06, 2001.

KAUFMANN, Verônica. Pompas de jabon: uma experiência para los más pequeños. In: Documento curricular: compartilhando experiências, 1998.

LEVY, A.K. The language of play: The role of play in language development. Early Child Development and Care, 17(1), 49-61, 1984.

MACEDO, L.M.; PETTY, A.L.S.; PASSOS, N.C. Os Jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. São Paulo: Artmed, 2005.

MOURA, M. FO, O jogo e a construção do conhecimento matemático. São Paulo: FDE, n.10, p. 45-53, 1991. 

MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, Vol.3, 1998.

Revista Ciência Hoje, maio de 2004

REVISTA NOVA ESCOLA. China: O espetáculo vai começar. Número 181, abr/2005. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/>. Acesso em: 29/03/2020.

SEARLE-BARNES. Bonita. Luz – Experiências Divertidas. Ed. Paulinas.


Submetido em:
11/05/2021

Revisado em:
12/05/2021

Aceito em:
12/05/2021

609c20f2a9539537534682d9 educont Articles
Links & Downloads

Educação Continuada

Share this page
Page Sections