JOGOS DENTRO DA ESCOLA
Diana Macedo da Silva
Resumo
Falar de jogos é falar da própria história da humanidade, pois no decorrer do tempo, foram construídas muitas e diferentes formas de jogar, servindo para os mais novos se incluírem nos grupos e para os mais velhos se distraírem. Hoje a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, garante um direito inalienável, assim a crianças terá a diversão e a aprendizagem juntas de maneira lúdica e prazerosa. A Psicologia do Desenvolvimento também ressalta a importância do acesso pelas crianças aos jogos, tendo em vista o desenvolvimento global do aluno e condições favoráveis de desenvolvimento intelectual. Os jogos dentro das unidades escolares, estão diretamente ligados ao pleno desenvolvimento humano. Desta forma, o desenvolvimento de cada pessoa, é composto por três características de jogos: os jogos simbólicos, a criança consegue descobre-se e consegue enxergar o mundo, através da fantasia, faz de conta e se inserindo em histórias; os jogos de exercício, as aprendizagens acontecem pelas repetições dos primeiros hábitos e os jogos de regras, onde o desafio é superar a si e ao outro, ocorrendo a troca entre os pares e o como fazer sempre igual, o aluno precisa se apropriar das regras e encontrar caminhos para vencer o jogo. Esses três tipos de jogos nos acompanham em toda nossa vida, fazem parte de nós, da nossa história e do mundo. Portanto, os jogos precisam estar no contexto educacional de nossos alunos, dando oportunidade de as crianças aprenderem de maneira mais prazerosa, produtiva e significativa. O contato com os jogos deve permear novos saberes significativos, chegando mais próximo ao mundo infantil e estimulando a formação global do educando, de maneira lúdica.
Palavras-chave
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Submetido em:
11/05/2021
Revisado em:
12/05/2021
Aceito em:
12/05/2021