Revista Educação Continuada
http://www.educont.periodikos.com.br/article/60946655a953951974728f74
Revista Educação Continuada
Ensaio

DIFICULDADES E DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO NACIONAL

Elisete Maria Reis

Downloads: 4
Views: 277

Resumo

Pesquisa fundamentada no pensamento de diferentes autores como J. Telma Weisz, e Emilia Ferreiro e outras contribuições tendo como objetivo identificar conceitos, experiências vividas e partes de subjetividades que contribuíram para analisarmos sobre a importância do profissional psicopedagogo na Instituição escolar para o aprimoramento do  aprendizado do educando que possui dificuldades de aprender. Analisando o trabalho do psicopedagogo foi possível identificar sua contribuição na aprendizagem, proporcionando mecanismos que se diferem do cotidiano do aluno meios que oportuniza enfocar os aspectos de inserção do aluno ao processo de ensino-aprendizagem. Assim, com outros profissionais ele busca soluções por meio de ações pertinentes para que a formação do sujeito se concretize perante a sociedade.

Palavras-chave

Alfabetização; Psicopedagogia; Aprendizagem.

Referências

FERREIRO, Emilia- Alfabetização em Processo - Editora Cortez - 15ª Edição – ano 2004.
FERREIRO, Emilia, Cultura Escrita e Educação, Ed. Artmed, São Paulo, 2011
FERREIRO, Emilia, Psicogênese da Lingua Escrita, Ed. Artmed, São Paulo, 2011
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler - em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 1991 (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v 4), SP
GURGEL, Thaís. Agrupamentos produtivos. Disponível em: SANDRONI, Laura C. e, MACHADO, Luiz Raul. A criança e o Livro. 1987 p.11 2ª edição.
SOARES, Magda - Alfabetização: A questão dos métodos Amazon, 2016
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: 9ª edição, Ed. Cortez, 201


Submetido em:
12/04/2021

Revisado em:
14/04/2021

Aceito em:
16/04/2021

60946655a953951974728f74 educont Articles
Links & Downloads

Educação Continuada

Share this page
Page Sections