CONQUISTAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
Luciana dos Santos Sobrinho
Resumo
A educação inclusiva, tema desta pesquisa, foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de possibilitar um, entendimento do histórico da inclusão escolar, bem como as conquistas adquiridas por portadores de deficiência, através de convenções e declarações internacionais, que se transformaram em leis, decretos, portarias entre outros. A pesquisa aborda as várias categorias de deficiência, as adaptações necessárias para a verdadeira inclusão escolar, as dificuldades encontradas nesse processo e o papel do educador, como participante ativo e imprescindível para que a inclusão escolar atinja um resultado satisfatório.
Palavras-chave
Referências
BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2005.
BRASIL. Desafios para a educação especial frente à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1999.
CAMPBELL, Inês Selma. Múltiplas faces da inclusão, Rio de Janeiro: editora Wak, 2009.
MONTOAM, Maria Tereza Eglér e colaboradores. Integração de Pessoas com Deficiência. Rio de Janeiro - editora Memnon edições científicas Itda, 1997.
Submetido em:
12/03/2021
Revisado em:
15/03/2021
Aceito em:
19/03/2021