OS DESAFIOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Jôely Martins Bonfim dos Anjos
Resumo
Este artigo foi desenvolvido com o intuito de apresentar as dificuldades no processo ensino/aprendizagem da Matemática, os fatores que levam a defasagem e as estratégias que o professor dispõem para despertar o interesse do aluno por ela já desde as séries iniciais, sendo assim a metodologia adotada foi da pesquisa bibliográfica, a partir de uma abordagem a descritiva, quando se utilizou da técnica explicativa para analisar a situação apresentada concluindo que é preciso o educador inovar seus métodos de ensino para instigar o educando a sentir prazer ao estuda-la, acabando com o tabu de que aprender Matemática é difícil.
Palavras-chave
Referências
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire – 49ª ed – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREITAS, R. C. O. Um ambiente para operações virtuais com o material dourado. 2004. 190 f.
LARA, Cristina Machado. Jogando com a Matemática na Educação Infantil e nas Séries Iniciais. – 1. Ed. – Catanduva, SP: Editora Rêspel; São Paulo: Associação Religiosa Imprensa da Fé, 2011, p. 15-34.
MAIA, M. CHRISTIANE Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem/[Obra] organizada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). – Curitiba: Ibpex, 2008.
MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 9. ed. São Paulo:Cortez, 2006. p. 73- 87.
NOVELLO, T. P. et al. Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 9., 2009. Curitiba: Anais... Curitiba: PUCPR, 2009. p. 10730-10739.Disponível em: . https://www.fc.unesp.br/Home/Departamentos/Matematica/revistacqd2228/v09a04-materiais-concretos-e-manipulativos.pdf Acesso em: 18 jan. 2021.
Os desafios do ensino de matemática na educação básica. – Brasília : UNESCO ; São Carlos: EdUFSCar, 2016. Disponível em: https://www.finom.edu.br/assets/uploads/cursos/categoriasdownloads/files/20190628210656.pdf Acesso em : 15/12/2020.
SANTALO, A. LUIS Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas / Cecilia Parra, Irma Saiz ...[et.al.]; tradução Juan Acuña Llorens. – Porto Alegre: Artmed, 1996. Reimpressão 2008