DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS
ELAINE CAETANO DA SILVA
Resumo
O presente trabalho, aborda as dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais e tem como objetivo auxiliar os professores na observação de algumas características de cada uma delas. Diversos são os fatores que originam essas “dificuldades de aprendizagem”. Sabe-se, porém, que uma coisa é a incapacidade de aprendizagem e outra é a dificuldade de aprendizagem. É fato que as crianças com dificuldade de aprendizagem, apesar de inteligentes, encontram alguns obstáculos na escola. São curiosas e muitas vezes por causa da sua inquietação, têm dificuldades em prestar atenção. É preciso, pois, identificar essas dificuldades e a partir daí as autoridades escolares possam rever seus métodos e planejar atividades que contemple essas crianças, seja a análise quanto ao método de ensino empregado pela escola ou pelo educador, ou elevar a motivação dos alunos na sala de aula, proporcionando aos mesmos uma aprendizagem mais prazerosa e eficaz. Com base de dados fornecidos pelo corpo docente, será possível implementar uma equipe multidisciplinar para um atendimento individualizado delas. Sendo assim o trabalho tem como objetivo esclarecer algumas características das principais dificuldades de aprendizagem encontradas nas escolas, principalmente nas séries iniciais. A pesquisa será bibliográfica e terá como base os autores que já escreveram sobre o assunto.
Palavras-chave
Referências
FARRELL, Michael. Dislexia e outras dificuldades de aprendizagem específicas: guia do professor/ Michael Farrell; tradução: Maria Adriana Verissimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2008. 104 p.
FONSECA, Victor da. Introdução as dificuldades de aprendizagem, 2ªed. Porto Alegre, 1995.
JARDIM, Wagner Rogério de Souza. Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental. 3ªed. São Paulo: Loyola, 2010.
PAIN, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos problemas de aprendizagem. 4ªed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
Submetido em:
02/12/2020
Revisado em:
04/12/2020
Aceito em:
07/12/2020