DESINTERESSE ESCOLAR: FATORES E SOLUÇÕES
ODACIRA ZIN DA SILVA
Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre os fatores da falta de motivação e desinteresse escolar dos alunos do Ensino Fundamental I, bem como o desafio enfrentado pelo professor de despertar nas crianças o desejo de aprender. Pretende-se, com essa pesquisa, sinalizar quais fatores provocam a falta de estímulo no estudo e o que pode ser modificado no cotidiano escolar para que os alunos venham a encontrar prazer no aprendizado. A pesquisa ainda pretende discutir a influência tecnológica na vida dos alunos, a interdisciplinaridade e a influência do professor e da família, para que, desta maneira, o processo ensino-aprendizagem seja realmente efetivo. O presente trabalho baseia–se em argumentos de estudiosos que buscam identificar e analisar o trabalho pedagógico a fim de motivar os alunos para a busca de conhecimentos, tornando o aprendizado prazeroso e eficaz, significativo e exequível.
Palavras-chave
Referências
Este artigo propõe uma reflexão sobre os fatores da falta de motivação e desinteresse escolar dos alunos do Ensino Fundamental I, bem como o desafio enfrentado pelo professor de despertar nas crianças o desejo de aprender. Pretende-se, com essa pesquisa, sinalizar quais fatores provocam a falta de estímulo no estudo e o que pode ser modificado no cotidiano escolar para que os alunos venham a encontrar prazer no aprendizado. A pesquisa ainda pretende discutir a influência tecnológica na vida dos alunos, a interdisciplinaridade e a influência do professor e da família, para que, desta maneira, o processo ensino-aprendizagem seja realmente efetivo. O presente trabalho baseia–se em argumentos de estudiosos que buscam identificar e analisar o trabalho pedagógico a fim de motivar os alunos para a busca de conhecimentos, tornando o aprendizado prazeroso e eficaz, significativo e exequível.
Submetido em:
11/11/2020
Revisado em:
18/11/2020
Aceito em:
25/11/2020