Revista Educação Continuada
http://www.educont.periodikos.com.br/article/5fbe8f000e8825fb36f5cc93
Revista Educação Continuada
Artigo Científico

DESINTERESSE ESCOLAR: FATORES E SOLUÇÕES

ODACIRA ZIN DA SILVA

Downloads: 1
Views: 897

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre os fatores da falta de motivação e desinteresse escolar dos alunos do Ensino Fundamental I, bem como o desafio enfrentado pelo professor de despertar nas crianças o desejo de aprender. Pretende-se, com essa pesquisa, sinalizar quais fatores provocam a falta de estímulo no estudo e o que pode ser modificado no cotidiano escolar para que os alunos venham a encontrar prazer no aprendizado. A pesquisa ainda pretende discutir a influência tecnológica na vida dos alunos, a interdisciplinaridade e a influência do professor e da família, para que, desta maneira, o processo ensino-aprendizagem seja realmente efetivo.  O presente trabalho baseia–se em argumentos de estudiosos que buscam identificar e analisar o trabalho pedagógico a fim de motivar os alunos para a busca de conhecimentos, tornando o aprendizado prazeroso e eficaz, significativo e exequível.

Palavras-chave

Motivação; Desinteresse; Aprendizado; significativo; Metodologia.

Referências

Este artigo propõe uma reflexão sobre os fatores da falta de motivação e desinteresse escolar dos alunos do Ensino Fundamental I, bem como o desafio enfrentado pelo professor de despertar nas crianças o desejo de aprender. Pretende-se, com essa pesquisa, sinalizar quais fatores provocam a falta de estímulo no estudo e o que pode ser modificado no cotidiano escolar para que os alunos venham a encontrar prazer no aprendizado. A pesquisa ainda pretende discutir a influência tecnológica na vida dos alunos, a interdisciplinaridade e a influência do professor e da família, para que, desta maneira, o processo ensino-aprendizagem seja realmente efetivo.  O presente trabalho baseia–se em argumentos de estudiosos que buscam identificar e analisar o trabalho pedagógico a fim de motivar os alunos para a busca de conhecimentos, tornando o aprendizado prazeroso e eficaz, significativo e exequível.


Submetido em:
11/11/2020

Revisado em:
18/11/2020

Aceito em:
25/11/2020

5fbe8f000e8825fb36f5cc93 educont Articles
Links & Downloads

Educação Continuada

Share this page
Page Sections