Revista Educação Continuada
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Artigo Científico

O PAPEL DO DIRETOR ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO AMBIENTE DEMOCRÁTICO

KETELIN ZAROTINO SCHEID

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Resumo

A educação escolar possui o dever de formar cidadãos integralmente para atuar na sociedade de maneira ética, íntegra e consciente. Para que a escola cumpra com seus objetivos, estes que vão além de ensinar conteúdos historicamente acumulados, é preciso que os educandos vivenciem experiências democráticas para assim lutarem por uma sociedade democrática sendo sujeitos conscientes de seus direitos e deveres. A superação do autoritarismo depende do esforço coletivo de todos envolvidos no processo educativo. Para isso a gestão deve articular-se com os demais que formam a unidade escolar para construir um espaço de participação ativa tanto na execução de suas metas, quanto nas tomadas de decisões para assim construir um espaço de aprendizagens significativas para assim garantir que a escola seja um espaço de equidade  social e não reprodutora de desigualdades sociais. A democracia praticada nas escolas deve transformar a realidade. O diretor precisa refletir sobre suas ações e levar a uma reflexão coletiva dos envolvidos para que a escola possa contribuir para o processo de democratização das ações pedagógicas. As intencionalidades dos objetivos dão rumo à direção da ação que integra os objetivos e ações de um consenso em torno de normas e atitudes comuns a fim de que os objetivos finais da instituição escolar se cumpram. É papel de a direção envolver toda equipe e chamá-los para uma discussão contínua quanto à cultura do entorno da escola, suas interpretações dadas e quais metas a escola deve ter, distribuindo funções, responsabilidades e legitimando a participação de todos.

Palavras-chave

Educação Especial; Bebês surdos; Educação Infantil; Inclusão; Deficiência Auditiva/ Surdez.

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Submetido em:
11/09/2020

Revisado em:
14/09/2020

Aceito em:
14/09/2020

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